quarta-feira, 23 de abril de 2008


Aditivos Químicos


Aditivos químicos são produtos adicionados propositalmente a um alimento com o objetivo de alterar suas características, como por exemplo, modificar o sabor, aroma, a consistência, aumentar o valor nutricional e evitar sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo. Podem fazer bem ou mal dependendo de seu tipo e de sua função.
Os aditivos mais comuns são os aromatizantes, que dão aroma e sabor aos alimentos, os conservantes, que evitam a decomposição do produto e o nitrato que da cor as carnes.
Esses aditivos químicos estão sendo usados cada vez mais utilizados com o aumento dos alimentos industrializados, que possuem um prazo de validade maior e são mais bonitos e as vezes até mais saborosos que os alimentos naturais.Eles devem passar por uma regulamentação federal e dessa forma serão ou banidos da nossa alimentação ou permitidos para o nosso consumo em pequenas quantidades.
Curiosidades: Os sulfitos, tipo de conservante, foram proibidos como agente oxidante e conservante por causa da sua reação de hipersensibilidade.

Nenhum comentário: